Os
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações
sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.
Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos,
assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista,
as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome
de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam
dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual
e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer
contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se
a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações
repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam
variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora.
Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em
alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e
podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados
objetos, por exemplo.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir
as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda,
comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de
jargões.
Como lidar com o TGD na escola?
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar
regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o
desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na
aprendizagem da autorregulação.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação
que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas
atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional
responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao
professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas,
estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança.
Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e
encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
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