A
Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD),
resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com
relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com
Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem
com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher temas de
interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo - quando gostam do
tema "dinossauros", por exemplo, falam repetidamente nesse assunto.
Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas,
são bastante presentes em pessoas com essa síndrome.
Na infância, essas crianças apresentam déficits no
desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para
escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem
interpretar metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação.
Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na
comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar
atividades que fogem à rotina.
Como lidar com a Síndrome de
Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno
para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele
tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o sistema
de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas antecipadamente.
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