O termo surdo-cego designa as pessoas afetadas por deficiências de visão e audição simultaneamente, em que um desses sentidos não pode substituir o outro
- existência de um resíduo auditivo e de um resíduo visual
- surdez total e resíduo visual
- resíduo auditivo e cegueira total
- surdez e cegueira totais
Quais são as principais causas da surdo-cegueira?
O grupo mais numeroso de surdocegos é composto por pessoas com 65 anos ou ainda mais idosas, que adquiriram a deficiência sensorial tardiamente. As causas da surdo-cegueira podem ser acidentes graves; a condição genética do síndrome de Usher (as manifestações clínicas desta síndrome incluem a surdez, que se manifesta logo no início da vida e a perda visual que ocorre, geralmente, mais tarde) e surdo-cegueira congênita resultante de doenças como a rubéola ou de nascimentos prematuros.
Como se comunica um portador de surdo-cegueira?
Alfabeto manual - A invenção do alfabeto manual ou alfabeto datilológico é atribuída a alguns monges da Idade Média que fizeram o voto de silêncio. Estruturado e adotado oficialmente na França, no Século XVIII, para a educação do surdo, foi mais tarde adaptado para o surdo-cego por educadores ingleses e americanos. Consiste em fazer, com a mão direita, um sistema de signos sobre a palma do interlocutor. São variados os códigos adotados nesse procedimento; a forma mais usual é aquela onde cada letra é representada pelas diferentes posições dos dedos e da mão.
Tadoma - Método de linguagem receptiva onde a pessoa surda-cega, através do tato, decodifica a fala do seu interlocutor. Consiste em colocar a mão no rosto do locutor de tal forma que o polegar toque, suavemente, seu lábio inferior e os outros dedos pressionem, levemente, as cordas vocais. Este procedimento possibilita a interpretação da emissão dos sons através do movimento dos lábios e da vibração das cordas vocais.
Sistema Braille - Sistema de escrita e leitura tátil criado por Louis Braille, em 1824. Ainda aluno da "Instituition des Jeunes Aveugles", em Paris, o jovem cego Louis inspirado na "grafia sonora", idealizada pelo Capitão de Artilharia Carlos Barbier de la Serre, inventou o Sistema, ainda hoje utilizado, com pequenas modificações, em todo o mundo. Consiste no arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. As diferentes posições desses seis pontos permitem a representação de todas as letras do alfabeto, dos sinais de pontuação, dos símbolos da matemática, da música e outros.
Como se comunicar com um portador de surdocegueira?
- Ao aproximar-se de um surdocego deixe que ele perceba sua presença com um simples toque.
- Qualquer que seja o meio de comunicação adotado faça-o gentilmente.
- Combine com ele um sinal para que ele o identifique.
- Aprenda e use o método de comunicação que ele souber, mesmo que elementar.
- Se houver um método mais adequado que lhe possa ser útil, ajude-o a aprender.
- Tenha a certeza de que ele o está percebendo.
- Encoraje-o a usar a fala se ele conseguir, mesmo que ele saiba apenas algumas palavras.
- Se estiverem outras pessoas presentes, avise-o quando for apropriado para ele falar.
- Avise-o sempre do que o rodeia.
- Informe-o quando sair, mesmo que seja por um curto espaço de tempo. Assegure-se que fica confortável e em segurança. Se ele precisar de algo para se apoiar durante a sua ausência, coloque a mão dele no que servirá de apoio. Nunca o deixe sozinho num ambiente que não lhe seja familiar.
- Mantenha-se próximo dele para que ele se aperceba da sua presença.
- Ao andar deixe-o apoiar-se no braço, nunca o empurre à sua frente.
- Utilize sinais simples para o avisar da presença de escadas, uma porta ou um carro.
- Um surdocego que esteja a apoiar-se no seu braço perceberá qualquer mudança no seu andar.
- Escreva devagar na palma da mão do surdocego utilizando as letras de forma do alfabeto manual.
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