quarta-feira, 2 de outubro de 2013

DEFICIENTES VISUAIS TESTAM SISTEMA PARA ACESSO A ÔNIBUS EM PORTO ALEGRE

 

DEFICIENTES VISUAIS TESTAM SISTEMA PARA ACESSO 



A ÔNIBUS EM PORTO ALEGRE



Prefeitura iniciou fase de testes nesta segunda-feira (30) na capital.
Grupo de passageiros foi selecionado e recebeu treinamento.

Do G1 RS
1 comentário
Sistema promete facilitar transporte público para deficientes visuais em Porto Alegre (Foto: Rodrigo Prado/Divulgação PMPA)Sistema promete facilitar transporte público para
deficientes visuais em Porto Alegre
(Foto: Rodrigo Prado/Divulgação PMPA)
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta segunda-feira (30) a fase de teses para um equipamento que promete facilitar o acesso ao transporte público para deficientes visuais da capital. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), o sistema funcionará por um mês para ônibus da linha 510, que circula entre o Centro e o bairro Auxiliadora, na Zona Norte. O objetivo é elaborar um relatório sobre a eficácia do processo. Caso seja aprovado, o DPS 2000 poderá ser aplicado na maioria das linhas da cidade.
O sistema funciona através de dois módulos, sendo um transmissor e outro receptor. O primeiro equipamento fica com o usuário, que acionará o equipamento em uma determinada parada de ônibus. O segundo é instalado no interior do veículo, ao lado do motorista, e emitirá um alerta de rádio quando uma solicitação for enviada.
Para a primeira fase do sistema, foram selecionados grupos de passageiros deficientes visuais, que foram treinados para receber o benefício de forma rotativa. Os motoristas da linha 510 também receberam qualificação. O DPS 200 foi elaborado em parceria com a Carris, uma das maiores empresas de ônibus de Porto Alegre, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário