segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Você sabe o que aconteceu com a garota nesta foto vencedora do prêmio Pulitzer icônica da Guerra do Vietnã?

Do you know what happened to the girl in this iconic Pulitzer prize winning photo from the Vietnam War? | Perdana Global Peace Foundation




08 de junho de 1972, um avião bombardeou a vila de Trang Bang, perto de Saigon (atual Ho Chi Minh City) no Vietnã do Sul depois que o piloto Vietnamitas Sul confundiu um grupo de civis que deixam o templo para as tropas inimigas.
As bombas napalm contida, um combustível altamente inflamável, que mataram e queimado as pessoas no chão.
A imagem em preto-e-branco icônico tomadas de crianças que fogem da cena ganhou o Prêmio Pulitzer e foi escolhido como o World Press Photo of the Year em 1972.
Ele comunicou os horrores da Guerra do Vietnã de uma forma palavras nunca poderia, ajudando a acabar com uma das guerras mais divisivos da história americana e, mais tarde tornando-se um símbolo da crueldade de todas as guerras para as crianças e as vítimas civis.
No centro da foto era uma menina de nove anos, que correu nu pela estrada depois tirando suas roupas em chamas.
Phan Thi Kim Phuc estava com sua família no pagode assistir a uma celebração religiosa quando o avião bateu e perdeu vários parentes no ataque. As crianças correndo com ela eram seus próprios irmãos e irmãs.
Eu tive o privilégio de ouvir Kim falar em uma reunião, na Nova Zelândia, há alguns anos eo 40 º aniversário do bombardeio foi comemorado no ano passado.
Ela disse, olhando para trás, para que três milagres aconteceu naquele dia terrível.
A primeira foi que, apesar de sofrer extensas queimaduras de terceiro grau no braço esquerdo, costas e lado, as solas dos seus pés não foram queimados e ela podia correr.
A segunda foi que depois que ela desmaiou e perdeu a consciência do fotógrafo, Nick Ut, levou-a para Barsky Hospital em Saigon.
A terceira foi a de que a própria mãe a encontrou lá mais tarde naquele dia, enquanto procura de seus filhos.
Kim permaneceu hospitalizado por 14 meses, e passou por 17 procedimentos cirúrgicos, até que ela se recuperou das queimaduras.
Grato pela atenção que recebeu mais tarde ela decidiu estudar medicina, mas esforçou-se para chegar a um acordo com suas cicatrizes físicas e psicológicas profundas.
"Meu coração estava exatamente como um copo de café preto", disse ela. 'Eu gostaria de morrer no ataque com o meu primo. Eu queria morrer naquela época então eu não vou sofrer mais assim ... era tão difícil para mim levar toda essa carga com o ódio, com a raiva e amargura.
Mas era como um estudante do segundo ano de medicina em Saigon que ela descobriu um Novo Testamento na biblioteca da universidade, comprometida a sua vida para seguir a Jesus Cristo, e percebeu que Deus tinha um plano para sua vida.
Kim nunca terminou a faculdade de medicina como o governo comunista do Vietnã perceberam o valor de valor 'menina napalm "como um símbolo de propaganda.
Ela acreditava que nenhum homem jamais poderia amá-la com sua desfiguração, mas depois estudou em Cuba, onde se encontrou com Bui Huy Toan, outro estudante vietnamita com quem se casou em 1992.
Kim e Toan passou sua lua de mel em Moscou. Durante uma parada de reabastecimento em Gander, Newfoundland, eles deixaram o avião e pediu asilo político no Canadá, que foi concedida.
Em 1994, a UNESCO designou-lhe um Embaixador da Boa Vontade para a paz.
Em 1997, ela criou o primeiro Fundação Kim Phuc em os EUA, com o objetivo de prestar assistência médica e psicológica a crianças vítimas de guerra. Mais tarde, outras fundações foram criadas, com o mesmo nome, com uma organização guarda-chuva, Kim Foundation International.
Sua biografia, The Girl in the Picture, escrito por Denise Chong foi publicado em 1999.
Em 2004, Kim falou na Universidade de Connecticut sobre sua vida e experiência, aprender a ser "forte em face da dor" e como compaixão e amor a ajudou a curar.
Em 28 de dezembro de 2009, a National Public Radio transmitir seu ensaio falada, "The Long Road to Perdão '.
Kim Phuc, hoje com 50 anos, vive perto de Toronto, Canadá, com o marido e dois filhos, Thomas e Stephen.
Ela dedicou sua vida à promoção da paz e de apoio médico e psicológico para ajudar as crianças que são vítimas da guerra em Uganda, Timor Leste, Roménia, Tajiquistão, Quênia, Gana e no Afeganistão
Perdão me fez livre de ódio. Eu ainda tenho muitas cicatrizes no meu corpo e dor intensa na maioria dos dias, mas meu coração é limpo.Napalm é muito poderosa, mas a fé, perdão e amor são muito mais poderosos. Nós não teríamos a guerra em todos, se todos pudessem aprender a viver com o verdadeiro amor, esperança e perdão. Se essa menina na foto pode fazer isso, pergunte-se: Você pode? (Kim Phuc, 2008)
Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.
E depois a minha pele foi destruída, ainda em minha carne verei a Deus;
Eu mesmo vou vê-lo com meus próprios olhos-I, e não outra.
O meu coração desfalece dentro de mim! (Jó 19:25-27)
Escrito pelo Dr. Peter Saunders, 30 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário