Lei federal garante descontos de IPI e ICMS para portadores de necessidades especiais, mas poucos conhecem benefício
Apesar de possível há um bom tempo, ainda é pequeno o número de deficientes físicos ou intelectuais que se valham da chance de adquirir um carro novo com descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS). Além de um benefício, o abate no preço do carro funciona como estímulo para vender mais. No entanto, na prática acaba sendo uma compensação se considerados alguns custos com adaptações.O funcionário público Rodrigo Nélio Gongora possui um problema de má formação no braço direito. Desde 1999, ele utiliza o recurso para abater o IPI e o ICMS na aquisição de carros novos. Ele já comprou quatro modelos da Toyota nesse período. Mais precisamente do Corolla. Quem possui alguma deficiência normalmente precisa dirigir veículos com câmbio automático. O que na sua situação é essencial.
%u2018%u2018Mas em alguns casos o gasto com a adaptação acaba saindo o valor do desconto. Em alguns casos compensa, mas em outros funciona mais como abatimento, uma compensa-ção%u2019%u2019, analisa ele, que precisou colocar no lado esquerdo um botão que substitui as setas do direito. A adaptação custou R$ 3 mil.
Gongora acha o processo burocrático demais. Falta estrutura na hora de tirar laudos. O deficiente tem que se deslocar até Curitiba. Sem contar que a carteira de habilitação é especial. No caso das liberações na Receita Federal que abate o IPI e na Receita Estadual, onde se consegue o desconto no ICMS que deve ser em São Paulo, cada trâmite chega a durar dois meses, em média.
Ele comprou o primeiro carro em 1999. Na época, teve que tirar a CNH na capital, pois não havia autoescolas com carros de câmbio automático em Londrina. O problema é o mesmo na hora de tirar o laudo que atesta a deficiência. %u2018%u2018Houve uma época que descentralizaram e podia fazer aqui. Mas sem motivo aparente mudaram outra vez para Curitiba. É um transtorno ter que sair daqui e ficar dias lá%u2019%u2019, reclama.
Com o laudo médico do Detran em mãos, conseguir liberação de documentos na Receita Federal e Estadual se torna uma via sacra. Mas hoje em dia é possível contar com assessoria em concessionárias que já destinam pessoal e até departamentos para atender clientes com deficiência.
Segundo o operador de vendas diretas da Marajó Automóveis, Eraldo Henrique de Melo, todo deficiente habilitado possui uma especificação na carteira que exige o carro adaptado. %u2018%u2018É como o motorista que usa lentes corretivas. Se for pego numa blitz sem óculos ele será multado%u2019%u2019, exemplifica.
Ele acredita que os deficientes utilizam muito pouco o recurso. No caso de pais que possuem filhos com deficiência intelectual e problemas de formação nos órgãos, a falta de informação é ainda maior. %u2018%u2018Muitos possuem o direito de requerer nem que seja o IPI, mas não sabem%u2019%u2019, aponta.
Lei
A isenção do IPI é amparada pela Lei Federal 8989, de 1995. Já o ICMS depende de um acordo que anualmente é revisto pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), uma vez que cada Estado possui uma legislação específica para o ICMS.
http://www.vrum.com.br/app/307,19/2011/02/03/interna_noticias,42999/deficiente-tem-isencao-de-imposto-no-carro-zero.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário