quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jogos Pan-Americanos de Surdos


Brasil sedia 5º Jogos Pan-Americanos de Surdos

06/06/2012 - 14:38:04 - por FS & AI Photo & Grafia

O Brasil será a sede pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos de Surdos. A quinta edição da competição ocorrerá em Praia Grande, Litoral Paulista, de 14 a 23 deste mês. O evento reunirá 700 pessoas de 11 países do Continente. Serão disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, em Budapeste, na Hungria.

A festa de abertura do Pan-Americano está marcada para o dia 14, a partir das 18h, no Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim). Após o desfile das delegações, às 20h30min, será realizado amistoso entre a Seleção Brasileira de Surdos de Futsal Masculino e a equipe de Praia Grande. Além do Brasil, competirão em Praia Grande atletas dos Estados Unidos, México, Canadá, Cuba, Venezuela, Argentina, Costa Rica, Panamá e Guatemala.

"Esta é uma oportunidade única de desenvolver e incentivar a prática das modalidades esportivas entre os surdos. A organização está empenhada em realizar um ótimo Pan-Americano", destacou o presidente do Comitê Organizador do Pan e diretor de marketing esportivo da Fupes (Fundação Pró-Esporte de Santos), o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles-1984, Mário Xandó de Oliveira Neto.

Para o dirigente, o equilíbrio prevalecerá durante a maior parte da competição. Xandó ressaltou ainda que o evento promete chamar a atenção do público.

"Já dá para apontar alguns destaques, como o sempre forte time de basquete dos Estados Unidos. A Argentina também confirmou participação no futebol. A rivalidade não faltará", disse.

O Brasil busca desenvolver cada vez mais os esportes praticados por surdos. A delegação espera brigar pelas primeiras colocações na classificação geral e subir ao pódio o maior número de vezes possíveis. No último Pan, na Venezuela, o País conquistou duas medalhas de prata no atletismo.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), Gustavo Pezzolo, a realização do Pan em solo brasileiro demonstra crescimento da valorização e respeito com os surdos.

"Através do esporte podemos demonstrar que as pessoas com surdez podem praticar tranquilamente esporte, inclusive participando de grandes eventos como o Pan. O Brasil lutará pelas primeiras posições", afirmou o presidente.

Revelação

Uma das grandes apostas do Brasil é o nadador Guilherme Maia. Aos 23 anos, o jovem está entre as promessas de conquista de pódio do País. A revelação das piscinas competirá nas provas de 50, 100 e 200 metros rasos; 50 e 100 metros borboletas; além dos 200 e 400 metros medley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário