sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em Fortaleza, deficientes participam de caminhada e reivindicam direitos

Evento segue até as 11h com caminhada pela Avenida Beira Mar.
Deficiente celebram conquistas e cobram melhor sinalização na cidade.

 
Pessoas com deficiência física realizaram roda de capoeira na Beira Mar (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Pessoas com deficiência física realizaram roda de capoeira na Beira Mar (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Os deficientes visuais e físicos de Fortaleza realizam a VI Caminhada Louis Braille na Avenida Beira Mar, na manhã desta sexta-feira (11). O objetivo é celebrar os direitos adquiridos e cobrar os cumprimento de todos eles na capital cearense. O evento foi realizado pelo Sesc, em parceria com a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) e com o Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece).
As atividades se iniciaram às 8h e devem seguir até as 11h. Além da caminhada, a programação prevê show musical, debates sobre acessibilidade em fortaleza e um momento de confraternização. O Creaece, a Sociedade de Assistência aos Cegos, o Instituto dos Cegos, a Biblioteca Pública,  Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e famílias participam do evento.
Grupo com deficiência visual cobra melhor sinalização nas ruas de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Grupo com deficiência visual cobra melhor sinalização nas ruas de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
 

Lei 13.005 de 25 de junho de 2014


Óculos inteligentes ajudam deficientes visuais a enxergar

Óculos inteligentes ajudam deficientes visuais a enxergar

Aparelho melhora imagens de pessoas e objetos próximos das lentes.


Projeto da Universidade de Oxford conseguiu melhorar imagem com óculos inteligentes (Foto: BBC)Projeto da Universidade de Oxford conseguiu melhorar imagem com óculos inteligentes (Foto: BBC)
Pesquisadores da Universidade de Oxford anunciaram ter conseguido grandes avanços no uso de óculos inteligentes para ajudar deficientes visuais a enxergar.
Os óculos melhoram as imagens de pessoas e objetos que estejam próximos das lentes, o que dá ao usuário uma ideia mais clara do que o cerca.
O aparelho permitiu, por exemplo, que os deficientes visuais vissem seus cães-guias pela primeira vez.
Os óculos ainda são grandes e conectados a um laptop dentro de uma mochila. Mas os pesquisadores acreditam que poderão diminuir o tamanho até conseguir óculos de tamanho normal.
Até o final de 2014, os pesquisadores vão produzir um lote inicial de cem aparelhos, que serão oferecidos a pessoas cegas ou parcialmente cegas. Se este período de testes for bem-sucedido, os cientistas vão produzir mais equipamentos nos próximos anos.
E, no futuro, eles esperam até diminuir o preço do aparelho para os britânicos, fazendo com que o kit todo custe o equivalente a um telefone celular.
Câmera 3D
Uma das pessoas que testou o dispositivo foi a britânica Lyn Oliver, que tem uma doença progressiva que faz com que ela tenha uma visão muito limitada.
Agora com 70 anos, ela foi diagnosticada com retinite pigmentosa aos 20 anos. Ela pode ver movimentos, mas descreve a própria visão como "manchada".
O cão-guia Jess ajuda Lyn a se movimentar, evitando a maior parte dos obstáculos e ameaças, mas eles geralmente não conseguem transmitir muitas informações sobre o ambiente onde estão.
Mas agora Lyn começou a usar os óculos inteligentes, um aparelho que tem uma câmera 3D especialmente adaptada para ajudar a melhorar a visão.
As imagens captadas pelos óculos são processadas em um computador e projetadas em tempo real nas lentes. Com isso, as pessoas e objetos próximos ganham mais brilho e definição.
Independência
Lyn Oliver tentou usar alguns dos protótipos mais antigos, mas o modelo mais recente marca um momento importante no projeto dos cientistas britânicos, pois oferece uma clareza e detalhe que nunca tinham sido vistos antes.
Stephen Hicks, que liderou o projeto na Universidade de Oxford, afirmou que agora eles estão prontos para sair da fase de pesquisa e levar o dispositivo para ser usado pelos deficientes.
"Se você você andar por aí, vai poder navegar através de portas e ver os perigos no chão nos quais você pode tropeçar. Então você poderá ser mais independente e andar com mais tranquilidade", disse.
O cientista disse que houve uma boa resposta dos que já usaram o aparelho.
"As pessoas adoraram. Eles destacaram o quanto conseguem ver agora. Podem ver os detalhes nos rostos, podem ver as próprias mãos. E comentaram como conseguiram ver o cão-guia pela primeira vez", afirmou.
Teste
A reportagem da BBC levou Lyn Oliver para testar os óculos em um mercado de Oxford, um espaço fechado e movimentado com muitos obstáculos em potencial.
"Posso ver você! Estou parada aqui, conversando e nem pensando. Estou olhando!", disse a britânica.
Segundo Lyn, os óculos podem ajudar os deficientes visuais de várias maneiras.
"Desta forma posso encontrar meu caminho para uma porta, em volta das mesas e para fora. Encontrar as escadas e subir", afirmou.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/06/oculos-inteligentes-ajudam-deficientes-visuais-enxergar.html

Deficientes poderão participar de congresso online gratuito

Deficientes poderão participar de congresso online gratuito

  • Raul Spinassé | Ag. A TARDE
    O evento é para portadores de deficiência ou necessidades especiais e também familiares e amigos
Pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais poderão participar do Congresso de Acessibilidade online que acontecerá de 21 a 27 de setembro de forma totalmente gratuita pela internet, sendo o primeiro congresso nacional a ser realizado nessas condições. O primeiro dia do evento coincide com a comemoração do Dia Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Os interessados devem fazer o cadastro nosite do congresso, na opção "Cadastre-se para saber mais", colocando nome e e-mail para receber maiores informações. O site é acessível a todos e oferece opções de aumento de fonte e de tradução de todo o conteúdo em libras.
O evento poderá ser assistido por computadores, tablets e celulares e contará com palestras de renomados especialistas de diversas áreas: inclusão, diversidade, acessibilidade, saúde, relacionamento, carreira, empreendedorismo, direitos humanos, tecnologias de informação e comunicação, reabilitação, entre outros. Eles abordarão informações, conhecimentos e oportunidades que podem mudar a vida das pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Além de palestras e entrevistas, o congresso contará ainda com um espaço virtual para parceiros, com informações de contato de diversas organizações de apoio ao deficiente; empresas de recolocação, formação e capacitação profissional; empresas desenvolvedoras de tecnologias de informação e comunicação, reabilitação, sites de relacionamento, agências de turismo acessível, projetos de esporte adaptado, cultura acessível, arquitetura humanista, moda inclusiva, entre outros.
O congresso, idealizado pela consultora em acessibilidade e inclusão Dolores Affonso, é destinado para atender também pais, familiares, amigos e conhecidos de pessoas que tenham alguma deficiência e/ou necessidade especial e que se interessem pelos temas. As pessoas, empresas e instituições que se interessarem em transformar vidas podem participar do congresso como parceiros, apoiadores, patrocinadores, fornecedores de brindes e divulgadores de produtos devem entrar em contato com Dolores Affonso (contato@congressodeacessibilidade.com).

Veja os palestrantes e os temas que serão abordados:

Ângela Teixeira (Universo Coaching): Achando a direção da sua carreira – transformando sonhos em realidade;
Cristiano Santos (Blog Eu tenho um filho especial): Autismo;
Dolores Affonso (Stargardt Brasil e FGV-Rio): 5 passos para superar a deficiência e mudar a sua vida!;
Euclides Colombo (CONACOMPE): Criando seu Futuro num mundo em transformAÇÃO;
George Lucena (GLucena Online) : SEO e Acessibilidade web (para empresas e profissionais web);
Henriette Delavechia (Blog Sua Coluna sem Dor): Viver sem dor;
Idelfonso Carvalho (SEMEPE e Portal Sim): Lei de cotas - a distância entre a teoria e a prática;
Léo Cabral: 7 passos para revolucionar a inclusão do deficiente na sociedade;
Lívia Hyppolito: Mude de carreira, mude de vida;
Lucélia Fernandes: Libras e a comunidade surda;
Margareth Signorelli (Conexão Coach): EFT - Técnica de acupuntura sem agulhas para dores e emoções;
Maurício Sampaio (Instituto de Coaching MS): Vocação - como fazer a escolha certa para sua vida profissional (direcionados a jovens);
Maxx Figueiredo (Par Especial): Relacionamento e sexualidade da pessoa com deficiência - mitos e verdades;
Neiva Nigres (Arquitetura Saudável): Arquitetura acessível – soluções simples de acessibilidade (foco nos idosos);
Patrícia Arakaki: Não quero sair do espelho! (motivação e superação);
Ricardo Piovan (Portal Fox): Empreendedorismo digital;
Rita Pereira (Consulta Grátis para concursos): 4 passos para passar num concurso público;
Sionara Carvalho (Portal Sim): Eu tenho um filho com deficiência (saúde mental das mães);
Tabata Contri e Carolina Ignarra (Talento Incluir): A importância de descentralizar a inclusão nas organizações (direcionado a empresas e profissionais de RH);
Thais Frota (AHU): Arquitetura Humanista: um novo olhar sobre a acessibilidade;
Valéria de Oliveira (Programa Rompendo Barreiras – Uerj): O desafio da educação inclusiva.
Além de todos esses profissionais, o evento contará com representantes dos projetos e políticas públicas de inclusão e entidades de apoio aos deficientes explicando sobre os direitos das pessoas com deficiência, programas, projetos e eventos, entre outros.
http://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/deficientes-poderao-participar-de-congresso-online-gratuito-1601840

Bom dia!

Deus e bom demais Sempre nos proporciona com dias maravilhoso como este em fortaleza amanheceu com uma chuvinha bem gostosa obrigado meu Deus!! 
Por mais um dia poder acordar e poder me levantar e poder te agradecer por tudo te amoooo!








Querido Espírito Santo, quero expressar minha gratidão a Ti!
O auxilio que tens me concedido é imensurável, porém nos limites da minha naturalidade, quero te agradecer.
Em todos os momentos tens andado comigo, fazendo habitação dentro do meu coração, mesmo encontrando sujeira e imperfeição durante a caminhada. Na verdade tens doado seu tempo e sua disposição para ofertar a limpeza e a reforma deste edifício, fazendo dele morada excelente para Ti.
Em tudo, sempre esta disposto a me guiar pelo melhor caminho me ajudando a desviar do mal e das armadilhas disposta contra mim. Até mesmo quando não te dou ouvidos, ainda assim, insistes comigo para que eu não seja prejudicado em nada.
Quando me deparo com o fracasso ou a consequência das minhas escolhas erradas, aquelas em que não ouvi seu conselho, esta sempre pronto a me consolar, e por fim traz a melhor solução para resolver qualquer situação.
Com o coração sincero, eu confesso que dependo de Ti! Preciso que permaneças sempre comigo! Sem Ti perco a alegria da salvação!
Por essas coisas e tudo mais que eu não consigo expressar com palavras, quero te agradecer pois não tens desistido e tens feito muito mais do que eu pudesse pedir ou pensar!
Obrigado, em nome de JESUS CRISTO!
Amém.